Conforto e praticidade ao alcance das mãos!

Aquela velha ideia de que para se ter uma horta é preciso um grande espaço em casa, ficou para trás. Hoje, qualquer pessoa que more em um apartamento, por exemplo, não tem mais desculpa para não cultivar mudas orgânicas.

O plantio é prático, mas requer alguns cuidados, como o local a ser cultivado. É indicado que este seja arejado e que receba pelo menos cinco horas de sol durante o dia. Dessa forma, lugares como área de serviço, varanda e até as janelas ou paredes de algum cômodo da casa podem ser utilizados, desde que haja estrutura adequada para fixação das plantas. No caso da horta ser semeada na cozinha, fique atento para que ela não esteja muito próxima do fogão.

As sementes podem ser plantadas em diferentes objetos, como vasos, calhas, jardineiras, floreiras, canos, garrafas plásticas, caixotes e até os modernos bacsac’s (sacolas próprias para plantação) entre outras opções. #NaMulticoisasTem todo tipo de gancho para você fixar os vasos. O que vai variar é a maneira de plantio para algumas delas.

Gancho com Bucha 6mm
Gancho com Bucha 6mm

Em casos de vasos, sejam de cimento ou cerâmica, a dica é pintar o fundo com piche e colocar um pouco de argila expandida para facilitar a drenagem. Outra opção, inclusive para os demais recipientes, é adicionar areia proporcionalmente a terra com ph6. Já as floreiras e jardineiras precisam escoar a água de alguma maneira, o ideal é fazer um orifício na parte de baixo. Tudo isso, levando em conta a profundidade das plantas escolhidas e a distância entre elas.

Jogo Ferramenta Jardim\
Jogo Ferramenta Jardim

Mudas como pimenta e alecrim tem raízes muito profundas. Devido a isso, a altura mínima para plantio dessas espécies é de aproximadamente trinta centímetros. Plantas com raízes menores, como rúcula, salsa e coentro, necessitam de pelo quinze centímetros de profundidade.

Se você pretende cultivar a horta com diferentes sementes no mesmo pedaço de terra, é indicado agrupar as espécies de mudas com características semelhantes, como salsa e cebolinha, manjericão e alecrim, e respeitar uma distância mínima entre elas.

A conservação da horta deve seguir uma rotina diária de rega de até três vezes ao dia, enquanto as plantas ainda são sementes. Após o crescimento das mesmas, uma única vez diariamente é o suficiente. Mas vale ressaltar que pessoas que residem em andares elevados podem molhar até duas vezes, pois a altura tende a ressecar a terra. É aconselhável fazer a manutenção do adubo a cada 30 e 45 dias.

Adquira o seu regador e o seu kit de jardinagem na loja da Multicoisas mais próxima de você. Confira no nosso site!

Regador Plástico  2L Sanremo
Regador Plástico 2L Sanremo

No comments yet.

Leave a Comment

All fields are required. Your email address will not be published.