Chic e ecológico, o apoio para mesa feito de um tronco de madeira sustentável é o que você vai aprender a fazer hoje. Vamos ao passo a passo?

1. Primeiro você deverá ter um tronco de uma árvore grande e forte (sem cupins). Muitas árvores que são tombadas durante as tempestades, ou ainda retiradas pela prefeitura, podem ser reutilizadas. Atenção: Nunca corte uma árvore sem autorização do órgão responsável da sua cidade, ok?

2. Limpe o tronco, retirando toda a casca. Para isso, você precisará de um pé de cabra ou espátula. Retire toda casca velha até o tronco ficar “pelado”. A espátula você encontra facilmente nas lojas da Multicoisas.

Espatula Pintura Tramontina
Espatula Pintura Tramontina

3. Após retirar toda a casca, chegou a hora de lixar. Passe a lixa em toda a madeira até que fique lisinha, sem imperfeições e farpas.  O legal é preservar o formato do tronco.

Lixa Madeira 3M
Lixa Madeira 3M

4. Corte o tronco na altura que deseja e nivele-o com uma lixadeira elétrica.   Você pode usar um nivelador para conferir.

5. Caso fiquem alguns buraquinhos, preencha-os com massa para madeira e, quando estiver seca, dê o acabamento com uma lixa fina.

6. Agora chegou a hora de iniciar o acabamento. Usando um pincel, aplique o primer para madeira em toda a superfície do tronco, sempre das bordas para dentro de maneira uniforme.

7. Deixe secar bem e, com uma lixa fina, lixe cuidadosamente.

8. Para customizar, você ainda pode pintá-lo. Dê preferência para as tintas esmalte à base de água, pois secam mais rápido.

9. O apoio já está pronto! Se achar interessante, e dependendo do diâmetro do tronco, você poderá transformá-lo em mesa de apoio. Basta acrescentar pezinhos ou rodinhas para ela se tornar uma mesa móvel. É fácil de colocar. Basta fixar na base da mesa com parafusos. Uma dica importante, caso utilize rodízios, é comprar pelo menos um com trava para sua mesa ficar estável e não sair “andando” por aí.

Rodizio Mesa Alianca
Rodizio Mesa Alianca

Se quiser conservar o tronco, evitar manchas de copos, facilitar a limpeza e conservar a elegância, coloque um tampo de vidro feito sob medida na parte superior.

Prontinho! Com certeza você terá uma peça única e sofisticada em sua casa, além de ser sustentável.

No comments yet.

Leave a Comment

All fields are required. Your email address will not be published.