Um jardim dentro de casa faz toda a diferença na decoração e dá aquele ar de casa com vida. Seja um pequeno jardim vertical, uma área externa ou alguns vasinhos espalhados pela casa, as plantinhas e flores dão um toque especial ao ambiente. Só de ler isto já ficou com vontade de começar um? Veja aqui algumas dicas para fazer o seu!

  1. Plante nas frutas

Que as frutas servem como compostagem você já sabe, mas já pensou em plantar suas mudas dentro da fruta? Ela vai obter uma ótima nutrição e ainda fica mega charmoso. Só não se esqueça de fazer um furo no fundo para drenagem.

 

compsotagem

 

  1. Filtros de café são ótimas telas de proteção

Depois de fazer o seu cafezinho de cada dia, guarde o filtro para usar no fundo dos vasos. Ele tampa o furo de drenagem e ainda permite a saída da água, evitando que a terra escoe junto.

 

filtro-cafe

 

  1. Plante em cascas de ovos

Os pequenos “vasinhos” de casca de ovo são fontes naturais de cálcio e, além disso, ficam uma gracinha na decoração, né? Quando as mudas crescerem, mude-as para um canteiro maior.

 

planta-casca-ovo

 

  1. Pode as suas plantas

Conforme as plantas e árvores vão crescendo é importante podá-las com frequência, pois o solo ao redor começa a juntar fungos e bactérias que se alimentam das “sobras” e prejudicam os minerais importantes na alimentação das plantas.

 

poda

 

  1. Replante as rosas

Se você ganhou um buquê e as flores murcharam, não jogue fora! Ainda dá pra replantá-las e gerar novas rosas. Uma dica é utilizar batatas para fazer isso, pois o caule acaba desenvolvendo raízes novamente com a umidade do tubérculo. Utilize a fita adesiva com velcro para garantir que elas fiquem bem firmes.

 

r1

r2

r3

 

 

velcro-jardim

 

  1. Mini estufa

Está plantando alguma coisa que cresce melhor em estufa? Aqui vai uma dica simples e barata para cultivar a sua planta: Utilize garrafas pets. É só cortar o topo da garrafa e usar um pires de apoio.

 

mini-estufa

 

  1. Plante na rolha

Uma dica para dar um charme na decoração do seu lar é plantar em rolhas que, além de tudo, fazem muito bem para as plantas, por serem feitas com “casca” de árvore.

 

rolhas

 

  1. Adube com cálcio

Como você já sabe, cascas de ovo são ótimas fontes de cálcio. Para adubar o seu jardim, bata as cascas no liquidificador e jogue na terra.

 

calcio

 

  1. Regue com a frequência necessária

Algumas flores e plantas precisam ser regadas todo dia, enquanto outras apenas poucas vezes por semana. Procure pesquisar e se informar qual é a quantidade de água necessária para que o seu jardim cresça bonito e saudável.

 

regador

 

Agora é só colocar as dicas em prática e começar o seu próprio jardim!

No comments yet.

Leave a Comment

All fields are required. Your email address will not be published.