A cafeteira italiana, também chamada de  “chaleira de expresso”, “cafeteira italiana moca” ou “cafeteira moka” é basicamente uma chaleira à base de vapor que faz café espresso.
Para quem gosta de cafés mais fortes, ela é uma excelente opção, já que produz cafezinhos quase tão fortes quanto os tradicionais espressos!

Com a cafeteira italiana o café é feito usando apenas a pressão natural do vapor, o que torna o processo simples e relativamente rápido (você nem precisa coar depois!).

Confira o passo-a-passo para utilizá-la:

1. Para começar, é preciso saber que a cafeteira italiana tem três partes. A parte de baixo é para a água (geralmente tem uma válvula de pressão também). A parte do meio é para o café em pó. Já a parte de cima é para onde vai o produto final, que é o café prontinho!

2. Coloque água no compartimento de baixo. O compartimento deve estar cheio até 1 cm. abaixo da válvula.

3. Coloque o pó de café no compartimento de café (o ideal é utilizar um que seja moído médio ou fino, como os tradicionais que costumamos encontrar no mercado). Certifique-se de que não há café nas bordas do funil e no compartimento de baixo.

4. Coloque a cestinha cheia de café no lugar, sem apertar demais na hora de rosqueá-la.

5. Coloque a chaleira sobre uma chama de fogo, mas de forma que as chamas não ultrapassem as bordas da cafeteira. A válvula de vapor não deve ficar virada na sua direção.

6. O café pronto vai “subir” para a parte de cima da cafeteira. Quando a água tiver evaporado e o café estiver todo na parte de cima, desligue o fogo.

7. Se você não desligar o fogo assim que o café ficar pronto, o café corre o risco de “torrar” e não apresentar o melhor gosto.

8. Pronto! Sirva seu cafezinho como um autêntico italiano e aprecie.

Na Multicoisas você encontra diversos modelos de cafeteiras italianas. Aproveite: http://bit.ly/AchaLoja

No comments yet.

Leave a Comment

All fields are required. Your email address will not be published.