Manter as coisas em ordem pode começar a mudar a sua vida. Você já parou para pensar o quanto poderia recuperar de tempo se suas roupas estivessem onde você esperava? Que o job poderia ter sido entregue no prazo se tivesse se tivesse organizado as prioridades? As brigas poupadas com sua mãe se o seu quarto não parecesse engolir você?

#FikDik para realizar algumas pequenas mudanças em sua vida:

1) Tenha uma agenda

Para não se perder em meio a tantas coisas a serem feitas, anote TUDO em uma agenda. Assim que acordar, você já sabe como será seu dia e como administrá-lo da melhor forma! Para os tecnológicos, existem aplicativos de agenda online que podem até mandar notificações que lembrem o que deve ser feito, em determinado horário.

O Sunrise Calendar é um aplicativo para Android e iPhone (iOS) capaz de reunir vários calendários em um só lugar. Você pode cadastrar sua conta de e-mail e, automaticamente, obter todos os compromissos. Também é possível fazer login com Facebook e começar sua organização.

2) Estabeleça prioridades

Assim que for iniciar uma rotina (seja no trabalho, nas tarefas de casa, trabalhos da faculdade), coloque no papel o que precisa ser entregue antes (destaque como prioridade) e se dê prazos para terminar todas as tarefas. Você sabia que sua produtividade também fica maior se você faz primeiro as atividades mais difíceis e termina com as mais fáceis ou menos importantes?

3) Elimine os problemas com os cabos de carregador de celular + notebook + fone de ouvido

Ficar horas desenrolando fios no trabalho atrasa bastante a nossa vida. Que tal diminuir esses fios e colocá-los em elásticos? Cada um separado, a chance de se enrolar são muito menores!

Ou separá-los em organizadores de velcro?

 

4) Organize seu orçamento

Quem já passou aperto no final do mês por não ter administrado seu dinheiro que atire a primeira pedra! Tão importante quanto organizar e planejar tarefas é a organização dos seus gastos.

Toda e qualquer saída e entrada de dinheiro precisam ser programadas. Aplicativos também podem salvar nessa! O Finanças e o Minhas Economias são dois deles. A longo prazo, quem sabe você não consegue juntar o dinheiro que precisa para fazer aquela viagem com a qual tanto sonhou?

5) Faça uso de caixas, pastas e gavetas

Não tem nada pior do que tentar achar algo no meio de um morro de objetos, não é mesmo? E quando é algo relacionado ao trabalho e você precisa com urgência? É nessa hora que bate o desespero. Identifique cada caixa com seu uso. Por exemplo, para papeis de pagamento, coloque em uma pasta e etiquete com “pagamentos”. Será muito mais fácil encontrar o que precisa, no momento em que precisa!

Na sessão de organização da Multicoisas, você encontra organizadores para colocar diretamente na gaveta,

– caixas com separadores,

– organizadores de roupa íntima,

– organizadores para itens no carro.

Tem um para cada lugar!
6) Faça pausas

Trabalhar horas a fio, sem pausas, pode prejudicar seu foco e sua criatividade. Uma breve caminhada para respirar um ar e pensar em outras coisas pode despertar mais inspiração e dar um gás na sua rotina!
Mas evite realizar as pausas quando estiver no meio de uma etapa. Assim, você não corre riscos de perder-se em uma ideia.

7) Evite distrair-se

A tentação de acessar as redes sociais, ao deixá-las abertas em abas enquanto está trabalhando, é grande. Desconecte-se delas e cheque apenas o necessário de e-mails e mensagens. Isso pode atrapalhar, também, em encontros sociais. Distrações como essas fazem com que seja mais difícil completar o que se propôs a fazer e, por consequência, atrapalham toda a sua organização. Que tal estabelecer um limite diário do uso das redes sociais?

8) Mantenha o que já foi feito

Pior do que organizar todo o seu armário ou sua mesa de trabalho é ter de refazer todo o trabalho depois de bagunçar tudo. Guarde as coisas assim que usá-las, guarde as roupas assim que passá-las etc. É mais fácil tentar manter do que viver arrumando novamente.

9) Peça ajuda
Não queira abraçar o mundo. Seja no trabalho ou em qualquer outra atividade, existem tarefas em que precisamos de ajuda. Não tenha medo de perguntar se podem ajudá-lo ou se alguém tem dicas para realizar determinada tarefa.

10) Desapegue

Acumular coisas que não utilizamos mais só atrai mais e mais bagunça. Desfaça-se de papeis, roupas e demais objetos que não são usados! Muitas dessas coisas podem ser doadas e fazer alguém mais feliz, já pensou nisso?! <3

11) Tenha objetivos a curto prazo

Planejar (e cumprir) os objetivos a curto prazo trará uma sensação incrível de satisfação e organização, gerando uma motivação para ter, cada vez mais, metas e cumpri-las. Com isso, os objetivos a longo prazo podem ser pensados em diversos objetivos a curto prazo, somados. Basta programar-se!

E aí, você já tinha algum dessas dicas em sua rotina? Tem dicas novas para nos contar?

No comments yet.

Leave a Comment

All fields are required. Your email address will not be published.