Harmonizar vinhos é combinar a bebida com um tipo de prato de comida. Mas que tipo de vinho com que tipo de comida? Que atire a primeira pedra quem não ficou com essa dúvida ao escolher um cardápio com pessoas especiais.

O vinho branco é harmonioso com pratos que levam peixes, já pratos acompanhados de aves são harmoniosos com branco, rosé ou leves. A carne vermelha cai bem com o tinto.

Mas, hoje, as dicas de harmonização de tipos de vinhos são com queijos, para aquele jantar romântico.

Mussarela + Vinho tinto leve
A mussarela é um queijo fresco de sabor neutro. O tipo mais conhecido é o de leite de vaca, mas o queijo de leite de búfala é o mais artesanal. Para esse tipo de queijo, o ideal é combinar com vinho tinto tradicional italiano mais leve, como o Chianti.

Queijo prato + Vinho tinto leve
Por ter um sabor pouco expressivo, o queijo prato harmoniza bem com um vinho tinto leve, como um Sauvignon Blanc bem frutado.

Queijo Meia Cura + Vinho tinto de corpo médio
Conhecido pelo sabor mais acentuado e pela consistência seca, o meia cura pode ser bem maturado, assume um sabor mais suave, ou então bem jovem, sendo mais picante e cremoso. Um vinho tinto de corpo médio ou Sauvignon Blanc acompanham bem.

Queijo Minas Frescal + Vinho fresco e leve
O minas frescal é caracterizado pelo sabor de leite e por ser muito fresco, com ligeira acidez. É mais comum ser acompanhado de chás e cafés, em refeições da tarde. Mas a combinação fica incrível também com um vinho fresco e leve, como o da marca Chardonnay.

Provolone + Vinho tinto de corpo médio
Quanto maior o grau de maturação do provolone, melhor ele é, por combinar cada vez mais sabores complexos. No caso da média maturação, o ideal é combinar com um vinho tinto de corpo médio.

Parmesão + Vinho tinto
De consistência dura e seca, levemente picante e de textura quebradiça, também é um dos ingredientes muito usados na cozinha. É perfeito com vinho tinto Chianti ou então com um branco de colheita tardia. Caso a peça seja muito picante, recomendamos o contraste com o sabor de um vinho doce branco.

Gorgonzola + Vinho branco doce
Pertencente à família dos queijos azuis, pode apresentar um sabor forte e acentuado. É ideal com vinho branco doce de colheita tardia.

Todas as combinações harmonizam bem com um jantar romântico, todo trabalhado com um clima ideal para o 💛, jantar à luz de velas ao anoitecer. E para facilitar sua vida, temos mais uma dica: o Kit Vinho da Uny Gift. A case em formato de garrafa é um charme e todos os itens dele são feitos de material inox, muito resistente. Contém um anel de gargalo, um dosador sem bico e um saca rolhas.

 

Curtiu as dicas de hoje? Estamos aceitando convites para sermos o mozão em um jantar romântico!

No comments yet.

Leave a Comment

All fields are required. Your email address will not be published.