5 dicas valiosas para se tornar um empreendedor de sucesso – Multicoisas

Empreender é sempre um desafio. Para ajudá-lo nessa missão, listamos alguns passos importantes que devem ser considerados para o negócio

Se você deseja tirar uma ideia do papel e sonha em ter um negócio para chamar de seu, é importante seguir algumas estratégias para se tornar um empreendedor bem-sucedido. Antes de se aventurar no mundo dos negócios, é necessário analisar se vale a pena começar do zero ou apostar em um modelo já testado e formatado, como por exemplo, as franquias. As duas opções têm benefícios e grandes desafios. Sobretudo, o modelo de franquia é hoje um dos mais promissores do mundo.

Os números falam por si. De acordo com a pesquisa anual de desempenho realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2017, o setor cresceu 8% da receita, o que representa um salto de R$ 151,247 bilhões para R$ 163,319 bilhões. O levantamento também aponta que, neste período, todos os segmentos cresceram no quesito faturamento.

Impulsionado pelo aumento da demanda por serviços de reforma, reparo e manutenção, um dos setores que mais se destacaram no franchising foi o de Casa e Construção, que também obteve alta de 8%. Pioneira no segmento, a Multicoisas deu o ponta pé inicial na década de 90, quando inaugurou a sua primeira unidade franqueada. Ao longo desses anos, o negócio obteve um desempenho positivo e hoje é a maior rede de soluções para o dia a dia.

Para evitar erros e apostar em estratégias corretas, listamos alguns passos importantes para quem pensa em abrir o próprio negócio, confira:

Encontre a sua paixão
Antes de mergulhar de cabeça em um negócio, é necessário avaliar os segmentos em que você gostaria de empreender e conhecer o mínimo a respeito da atividade que pretende desenvolver. É essencial familiarizar-se com o que se deseja vender.

Barriga no balcão faz toda diferença
Todo empresário deve estar envolvido com o negócio. O empreendedor de sucesso deve acompanhar o desempenho dos colaboradores e, sem dúvidas, estar atento aos indicadores e resultados da operação.

Atualize-se!
Não basta apenas ter uma boa ideia, é preciso entender o mercado e manter-se atualizado. Pesquise e busque informações sobre o universo da sua atividade, seus concorrentes, públicos, fornecedores e esteja atento às oportunidades e demandas do setor.

Seja um líder e não um chefe
Quando falamos em chefe é comum lembrarmos de um cargo de autoridade com responsabilidades técnicas. O líder, sobretudo, requer muita responsabilidade, inteligência emocional, comprometimento e competências bem desenvolvidas, além de diversos conhecimentos técnicos fundamentais. O empreendedor deve ser o líder.  Ele deve ser um bom ouvinte e saber estimular permanentemente a equipe, motivá-la e deixá-la comprometida.

Planejamento financeiro é tudo!
Chegou a hora de administrar a contabilidade do negócio. Para isso, é fundamental que o faturamento não seja confundido com o lucro. É do faturamento que saem todos os custos variáveis, como salário de funcionários, pagamentos de impostos e de fornecedores, por exemplo. Aquilo que sobra é o lucro. Outro fator importante, é separar a conta bancária da empresa da sua conta pessoal. Dessa forma, você consegue ter um “salário” e adequar a sua vida a esse valor.

Gostou das dicas? Saiba mais sobre a Multicoisas:

Com expertise de maus de 30 anos no mercado, a Multicoisas é uma rede de franquias com um conceito inovador. A marca é reconhecida por oferecer, de forma criativa, soluções para o dia a dia das pessoas, a empresa possui uma surpreendente variedade de artigos. Em seu mix, composto por mais de quatro mil itens, estão disponíveis desde acessórios hidráulicos e elétricos, utilidades para o lar, ferramentas e organizadores até produtos eletrônicos e de informática. Os vendedores recebem treinamento completo, na Universidade Multicoisas, e estão sempre preparados para solucionar todas as dúvidas dos clientes.

tags: compartilhe Facebook Twitter Google +
© Copyright 2018 - Multicoisas - Todos os direitos Reservados.