Os 7 erros mais comuns na área de serviço
Se você tem a sensação de que ela está sempre um caos, este post é pra você

10/03/2023
O último lugar da casa a ser limpo é, também, onde “esquecemos” tudo o que não sabemos onde guardar. Você comete quantos destes erros? 

Achar que área de serviço é depósito

Experimente eleger a área de serviço como o cômodo mais organizado da casa. Elimine da sua vida o conceito de “cantinho da bagunça”: tenha um lugar certo pra cada coisa e doe ou descarte o que não faz mais sentido.  


Nunca limpar o varal e os prendedores

Já reparou como eles juntam pó? Se a resposta é não, você precisa prestar mais atenção. Quando a área de serviço fica próxima da cozinha, o varal e o prendedores ainda ganham aquela crosta extra de gordura com o passar das semanas. 

Limpe-os mensalmente com água e detergente. Evite água sanitária, pra não manchar suas roupas.


Acreditar que a máquina se lava sozinha

Senta, que lá vem textão. O fato de o tambor estar sempre em contato com sabão não quer dizer que ele esteja limpo. Com o tempo, as fibras das roupas e a própria sujeira vão se acumulando, o que pode comprometer o funcionamento da máquina, virar morada de germes e ainda manchar suas roupas.


Algumas máquinas têm a função de autolimpeza com água a 70o C, pra remover todos os resíduos impregnados. Programe esse ciclo pelo menos uma vez por mês ou quando, por exemplo, for desinfetar o tambor depois de lavar seus panos de chão.  

Use produtos específicos para uma limpeza completa, como o Limpa Máquina de Lavar Roupas Esfrebom Bettanin, que remove os resíduos e ainda elimina odores. E limpe com frequência por dentro da borracha da porta (se a sua for de abertura frontal), pra onde vão resíduos, moedas e grampos.

 

Não limpar as vassouras depois da faxina
 

É irresistível terminar a limpeza e querer descansar, mas lembre-se que suas amigas vassouras estão precisando de um banho. Bata as cerdas contra o chão, remova os fios de cabelo e, por último, deixe-as de molho por 15 minutos em uma solução com Lyzoform. Se as cerdas forem de fibras naturais, use sabão com água quente.


Guardar baldes e escovas sem higienizar 

Imagine que o seu balde recolheu todos os tipos diferentes de germes da casa, incluindo as que ficam no banheiro e na área externa. Finalizar a limpeza sem desinfetá-los é o primeiro passo pra uma contaminação.

Lave-os com sabão e finalize com Lyzoform. Se você usa o mesmo balde pra deixar roupas de molho, reforce a limpeza jogando água fervente. 


Usar a mesma esponja ou paninho em diferentes cômodos

A pia da cozinha concentra 100 mil vezes mais germes que o banheiro, mas  isso não quer dizer que ela seja mais perigosa pra sua saúde. Cada cômodo está suscetível à proliferação de vírus e bactérias diferentes —que em contato com um alimento, por exemplo, podem causar infecções intestinais ou doenças mais graves. 

Por isso, nunca misture as esponjas e paninhos. Uma boa dica é identificar os tipos de limpeza pela cor, usando o Conjunto 5 Panos de Microfibra Naveg, que além de tudo não riscam e são superabsorventes. 

 
Descartar todo o lixo em um lugar só

Separe seus resíduos em orgânicos e recicláveis. Além de evitar mau cheiro e otimizar suas idas ao ponto de descarte, esse hábito facilita a vida dos catadores e a reciclagem dos materiais. Lembre-se: lixo separadinho contribui pra que menos lixo seja jogado no meio ambiente.