Aprenda a moer café em casa

 

28/04/2023

 

E saiba como preparar sua bebida usando moagens finas ou mais grossas, de acordo com cada situação 

 

Como todo alimento, o café que a gente compra no supermercado sofre oxidação com o passar do tempo, processo natural que destrói algumas de suas melhores propriedades, como aroma e sabor. Falar sobre isso é importante para convencer você de que comprar o produto em grãos — e deixar para moer na hora do preparo — resultará em um café muito mais saboroso e aromático. 

 

Isso porque o pó de café, mesmo bem vedado em um recipiente ou uma embalagem plástica, tem mais contato com o ar e oxida mais rápido — ao contrário do grão, que funciona como uma cápsula protetora dos seus óleos essenciais. Existem diversos tipos de moedores domésticos, como o Moedor de Café Manual em Vidro, que além de muito prático, dispensa o uso de energia elétrica ou pilhas. 

 

Mas sabia que até no processo de moagem você pode fazer experimentos e obter diferentes sabores? Existem várias granulometrias possíveis, cada uma mais indicada para um tipo de preparo. Uma regra simples: quanto mais fino for o pó, menor deve ser o tempo do café em contato com a água. 

 

Preparamos este guia prático para você experimentar:

 

Moagem muito grossa: lembra a textura do sal grosso e é indicada para preparos como na Cafeteira Prensa Francesa ou para a extração a frio, também chamada de cold brew.

 

Moagem grossa: lembra a textura da areia da praia e é indicada para os métodos Chemex e Clever. 

 

Moagem média: esse tipo de moagem é muito indicado para o tradicional café coado, que você pode preparar usando um Coador de Café Reutilizável Aço Inox Uny Home. Ele também é recomendado para outros preparos, como na Cafeteira Italiana Moka ou em uma aeropress. Lembra um açúcar mascavo.

 

Moagem fina: indicada para máquinas de café expresso, sua textura é parecida com a de um açúcar refinado.  

 

Moagem muito fina: a granulometria é semelhante à do talco e é indicada para métodos como o café turco. 

 

Lembrando que o sabor da sua bebida dependerá de outros fatores, como a qualidade do produto que você está levando para casa. Uma dica é experimentar diferentes tipos de torra (da clara à mais escura). Publicamos aqui no blog um outro textinho sobre isso, dá uma conferida.

 

Por fim, na hora do preparo, use sempre água filtrada (evite a água da torneira, pois o cloro pode afetar o sabor do seu café). E evite deixar a água ferver, para não destruir suas melhores propriedades.