O futuro depende de como vocês descarta seu lixo
Entenda como reduzir os resíduos domésticos e se beneficiar com a coleta seletiva
09/03/2023
Se continuarmos descartando lixo no ritmo atual, em 2050 teremos mais plástico nos oceanos do que peixes. O que essa estimativa divulgada pelo Fórum Econômico Mundial em Davos tem a ver com a sua rotina em casa?
A resposta é tudo, e quem não separa o lixo doméstico está contribuindo pra isso. Quando descartamos restos de comida, garrafas pet, canudos e embalagens de cosméticos no mesmo balde, estamos dificultando ou até inviabilizando a reciclagem. Segundo a ONU, de 60% a 80% de todo o lixo jogado no mar é plástico, e pelo menos 90% de todas as aves marinhas já comeram plástico uma vez na vida.
Separar o lixo é simples e ainda facilita a limpeza em casa. Tenha pelo menos dois recipientes, um para o lixo comum e o outro, para lixo seco ou reciclável.
Lixo comum: inclui todo o lixo orgânico, restos de comida, papel higiênico, absorventes, fraldas, guardanapos usados e tudo o que não pode ser reciclado ou reaproveitado.
Lixo reciclável: plásticos, latinhas, caixas de leite e suco, papéis e tudo o que puder ser reciclado ou reaproveitado. O vidro de um pote de geleia, por exemplo, pode ser reciclado infinitas vezes e se transformar em outros objetos.
Alguns materiais precisam ser levados a pontos de coleta especializados, pois quando jogados no lixo comum causam danos ao meio ambiente e à nossa saúde. São os chamados resíduos especiais: eletrônicos, óleo de cozinha, pneus, lâmpadas, pilhas e baterias. As lojas das Multicoisas possuem pontos de coleta para pilhas usadas, por exemplo, onde você pode descartar as suas.
Tenha uma composteira
Quer reduzir drasticamente seu lixo doméstico? Tenha uma composteira em casa pra depositar seus restos de comida. Hoje existem vários modelos adaptáveis ao tamanho da sua área de serviço, que além de supercompactos e higiênicos, não emitem cheiro e produzirão um adubo de excelente qualidade pra suas plantas.
Pratique o consumo consciente
Atitudes simples contribuem pra um futuro com menos lixo. Por que usar copos descartáveis se você pode ter sua própria garrafinha de água? Nas idas ao supermercado, leve suas ecobags em vez de pedir por sacolinhas de plástico. Experimente, também, comprar refis em vez de embalagens tradicionais.
Diferentemente do vidro, uma mesma embalagem plástica não pode ser reciclada infinitamente, já que suas propriedades acabam se perdendo ao longo desses processos. Muitos tipos de plásticos nem são recicláveis, o que nos obriga a pensar: pra onde eles vão quando são descartados? Isso dependerá de você.