Livre-se do mofo com alguns cuidados simples.
Ambientes úmidos e escuros são ideais para a reprodução desse tipo de fungo
13/03/2023
Sabia que o contato da pele com o mofo pode causar alergias, especialmente em crianças e animais de estimação? Esse tipo de fungo se multiplica em colônias nas paredes, na roupa ou até em um pedaço de pão. Quando inalados, seus esporos provocam rinite ou até problemas respiratórios mais graves. Comer algo mofado também pode causar de uma simples dor de barriga até uma infecção intestinal.
São duas as condições básicas pra que esses bichinhos se desenvolvam: umidade e pouca iluminação. Por isso, manter a casa sempre ventilada (principalmente no frio) e deixar a luz do sol entrar são a lição básica de hoje.
Gavetas e closet
De vez em quando, abra as portas e gavetas pra arejar. Nessas horas, é importante deixar as janelas abertas, para que a luz natural e a ventilação entrem.
Aproveite pra limpar a parte interna com um pano embebido em vinagre. Espalhe sachês de Evita Mofo Moffim nas gavetas e entre os cabides. Além de proteger suas roupas do mofo, o produto elimina maus odores. Quando os sachês expandirem e endurecerem, é hora de trocá-los.
Dica importante: nunca guarde camisetas, shorts e outras peças sem lavar. Uma única gota de suor é capaz de atrair uma colônia inteira de fungos.
Despensa
Você pode proteger seus armários de alimentos usando a mesma estratégia do closet: abra-os de vez em quando, limpe suas superfícies com um pano embebido em vinagre e deixe um sachê de Evita Mofo Moffim como medida preventiva.
Geladeira
O pão mofou? Não descarte apenas a parte estragada, pois o mofo possui “raízes” invisíveis que podem provocar intoxicação alimentar. Use filme plástico ou pano encerado pra cobrir massas, frutas e potes sem tampa. Mensalmente, limpe o interior da geladeira com uma solução de bicarbonato de sódio com água.
Parede
O maior responsável aqui se chama infiltração. Por isso, não adianta combater o problema apenas superficialmente, pintando ou removendo a crosta de mofo. Se for preciso, conserte seus encanamentos, vede goteiras e estanque a passagem de água.
Nunca pinte a superfície mofada, pois provavelmente ela irá descascar depois. Borrife água oxigenada sobre ela, espere agir por meia hora e remova a sujeira com um pano úmido. Só depois que a parede estiver seca e limpa, aplique a tinta.
Banheiro
Semanalmente, limpe os azulejos, box e outras superfícies com água sanitária. Pra dissipar o vapor do chuveiro, sempre que terminar o banho deixe o ambiente ventilar. Se você usa cortina no box, tome cuidado pra que ela seque aberta.