Sem ideias originais para o mês das crianças?
20/09/2023
Confira nossas dicas para deixar outubro muito mais divertido
Evitar programas convencionais com as crianças e fugir daqueles que extrapolam o orçamento podem ser tarefas difíceis, especialmente no mês delas. Mas, com um pouco de planejamento e criatividade, a gente garante que é possível, até mesmo sem sair de casa.
A proposta é tentar se desconectar dos tablets, celulares e telas de computador nesses momentos. Aproveitem para exercitar o corpo e a imaginação, explorar temas desconhecidos e aprender juntos. Uma brincadeira nova e original pode ficar para sempre na memória de vocês.
📌 Montem um álbum de família
Na era digital, quase todo mundo perdeu o hábito de manusear álbuns de fotografias, a não ser que eles sejam muito antigos e guardem memórias de quando as câmeras dos celulares ainda nem existiam. Mas que tal criar memórias novas? Esta pode ser uma daquelas atividades que vão prender a atenção de todo mundo por horas.
Selecione algumas fotos de vocês, imprima e compre um álbum novo (serve um caderno de capa dura, onde vocês possam escrever legendas fofas e divertidas). O próximo passo é reunir a família para colar as fotos. Experimentem lembrar de cada momento em que elas foram tiradas e de separar as fotografias por temas ou ocasiões. Usem adesivos, selos e desenhos para decorar as páginas.
📌 Acampem no quintal ou na sala
Separem lençóis, cordões de náilon, travesseiros e outros “ingredientes” para a brincadeira. Se vocês têm uma barraca de camping real, que tal armá-la na sala ou no quintal? Montem a tenda e contem histórias ao redor da “fogueira”, que pode ser uma lanterna envolvida em um pedaço de celofane.
📌 Explorem a natureza
Um simples passeio no parque ou até na pracinha pode render experimentos e novas descobertas. Preparem uma caça ao tesouro (com direito a recompensas) e espalhem dicas e pistas pelo caminho. Se o local permitir, a atividade pode ficar melhor ainda se vocês plantarem uma nova muda de árvore, que vocês poderão acompanhar o crescimento sempre que retornarem.
Se o espírito científico e a disposição permitirem, brinquem de arqueólogos ou de exploradores: levem um pincel para ajudar na escavação e colham algumas “amostras” da expedição, como gravetos, folhas secas, pedrinhas e flores. Em casa, cataloguem cada descoberta e pesquisem suas características na internet. Alguns aplicativos permitem descobrir espécies de folhas e flores (nessas horas, vale abrir uma exceção e incluir o celular na brincadeira).
📌 Resgatem brincadeiras antigas
Quem hoje tem filhos e sobrinhos certamente já brincou de amarelinha, de pular elástico ou de “quente e frio”. Qual brincadeira da infância era mais divertida? Apresente-a aos pequenos e deixe a diversão correr solta.
Algumas brincadeiras podem começar se você optar por presentes inusitados, como uma caixa cheia de bolinhas de gude coloridas. Um fio de barbante e duas latinhas podem virar um telefone e render longas conversas, já pensou? Usem a criatividade e divirtam-se!