A Páscoa está chegando e a data é ideal para reunir a família com muitas delícias, como os tradicionais ovos de chocolate e, claro, aquela bacalhoada.

Mas, como o bacalhau se tornou tão tradicional na Páscoa?

Na época da Idade Média, os cristãos deveriam obedecer aos dias de jejum, excluindo de sua dieta alimentar as carnes “quentes”. O bacalhau era uma comida “fria” e seu consumo era incentivado pelos comerciantes nos dias de jejum. Com isso, passou a ter forte identificação com a religiosidade e a cultura do povo português.

O rigoroso calendário de jejum foi aos poucos sendo desfeito, mas a tradição do bacalhau se mantém forte nos países de língua portuguesa até os dias de hoje, principalmente na Páscoa, uma data expressiva da cristandade, quando se celebra a Ressurreição de Cristo.

Agora que você conheceu um pouco da tradição do bacalhau na Páscoa, que tal preparar uma receita especial para o almoço de domingo?

Presença ilustre nos clássicos almoços de Páscoa, o bacalhau pode ser servido de diversas maneiras.

Para começar, é preciso dessalgar o peixe. O ideal é que 24 horas antes você deixe o bacalhau de molho em água na geladeira. Durante esse tempo, procure trocar o líquido de 6 em 6 horas para que o sal seja eliminado. No dia seguinte, ele estará pronto para fazer parte da sua receita.

Essa receita rende 8 porções e seu tempo de preparo é de 30 a 40 minutos.

BACALHAU DE PÁSCOA

Ingredientes

1,200 kg de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado em lascas

2 tomates maduros, sem sementes

1 cebola grande cortada em rodelas

½ pimentão verde

½ pimentão vermelho

½ pimentão amarelo

¼ xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroço

2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado

sal a gosto

½ kg de batatas médias sem cascas, cortadas em rodelas grossas e cozidas “al dente”

750 ml de azeite

cheiro-verde picado a gosto

3 ovos cozidos cortado em 4 partes

Dica: para facilitar a separação dos ingredientes, utilize um copo medidor e uma balança digital.

Modo de preparo

Com a Tesoura Fatiadora com base para alimentos Vifradate, corte os pimentões e os tomates em tiras e a cebola em rodelas.

Com o processador de alimentos manual Hudson, pique o cheiro-verde.

Numa tigela de vidro coloque 1,200 kg de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado em lascas, 2 tomates maduros, sem sementes cortados em tiras, 1 cebola grande cortada em rodelas, ½ pimentão verde cortados tiras, ½ pimentão vermelho cortados tiras, ½ pimentão amarelo cortados tiras, ¼ xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroço, sal a gosto e misture.

Transfira para uma travessa de vidro untada com azeite, coloque a mistura de bacalhau, alternando com ½ kg de batatas médias sem cascas, cortadas em rodelas grossas e cozidas “al dente” e regue com bastante azeite. Leve para assar em forno médio pré-aquecido a 180°C, coberto com papel alumínio por mais ou menos 40 minutos. Retire o papel alumínio e deixe por mais 10 minutos. Retire do forno, salpique cheiro-verde picado a gosto, distribua 3 ovos cozidos cortado em 4 partes. Sirva regado com o azeite e decorado com o ovo e azeitonas.

tags: #cozinha #MultiReceitas #Páscoa #Receitas compartilhe Facebook Twitter Google +
© Copyright 2018 - Multicoisas - Todos os direitos Reservados.