Crème brûlée: aprenda a receita do doce francês – Multicoisas

Você não precisa viajar até a França para se deliciar com uma sobremesa originária do país: o crème brûlée – ou creme queimado. O doce, que já era conhecido, ficou ainda mais famoso após a cena do filme ‘O Fabuloso Destino de Amélie Poulain’, onde a protagonista, Amélie, encontrava prazer nas pequenas coisas da vida, como quebrar a cobertura da sobremesa com a colher, por exemplo. No post de hoje você vai aprender a receita do doce que, por fazer parte da culinária francesa, muitas pessoas acreditam que é uma sobremesa difícil de ser preparada, mas não é bem verdade. Basta seguir o passo a passo e algumas dicas importantes para não fazer feio na hora de servir! Confira:

INGREDIENTES:
500ml de creme de leite;
6 unidades de gemas;
75g de açúcar;
1 fava de baunilha;
Açúcar para a crosta.

MODO DE PREPARO:
Ferva água para o banho maria e reserve. Com uma batedeira, bata o açúcar com as gemas até obter uma mistura branca e reserve. Aqueça o creme de leite com a fava de baunilha. Junte o creme de leite aquecido à mistura de gemas aos poucos, misturando e mexendo a cada adição. Distribua a mistura em pequenos potes de cerâmica, disponha em uma assadeira, acrescente a água quente e leve ao forno 140ºC por 35 minutos. Logo após, retire do forno e leve à geladeira por no mínimo 3 horas. Na hora de servir, acrescente uma fina camada de açúcar e doure com o Maçarico Culinário Western.

DICAS IMPORTANTES:
– Nada de assar demais o creme! Ele ainda sairá do forno um pouco mole, mas esse é ponto certo;
– Não bata demais o creme, quando atingir uma mistura clara e consistente, pare de bater;
– Sempre adicione uma pitada de sal ao creme – ele trará o sabor da baunilha e equilibrará seu crème brûlée;
– Na hora de queimar a crosta, segure o maçarico cerca de 6 centímetros de distância do creme e trabalhe rapidamente para evitar derretê-lo.

Gostou da receita de hoje? Não fique com água na boca e prepare já o seu crème brûlée!

 

Fonte: Utilplast

tags: #crèmebrûlée #culináriafrancesa #docefrancês #MaçaricoCulinário compartilhe Facebook Twitter Google +
© Copyright 2018 - Multicoisas - Todos os direitos Reservados.