Conheça histórias inspiradoras de mulheres empreendedoras

Seja na política, no ambiente corporativo ou no empreendedorismo, as mulheres são protagonistas em diversas atividades que, no passado, eram lideradas por homens. De acordo com pesquisas conduzidas pelo Sebrae, como a Global Entrepreneurship Monitor (GEM) e o Anuário do Trabalho nos Pequenos Negócios, desde 2017 as mulheres superaram os homens na abertura de empresas. Por trás dessa cena, existem muitas histórias inspiradoras. Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, no post de hoje, você vai conhecer os desafios e as principais motivações de mulheres que fizeram e fazem acontecer no mundo dos negócios.

O pontapé inicial da Multicoisas foi dado por Elza Martin, que colocou em prática o primeiro desafio empreendedor da sua carreira, em 1978, quando saiu de Maringá, no Paraná, para criar a Multicasa em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, com o esposo, Lindolfo Martin. Foi nessa primeira loja, especializada em materiais elétricos e hidráulicos, que o casal notou a demanda dos clientes por itens para pequenos reparos e outras necessidades para o dia a dia. Com a percepção de servir bem este tipo de cliente e mercado, juntos, criaram a Multicoisas, em 1984. “Atuar no varejo, após trabalhar por muitos anos como bancária, foi um grande desafio. Eu não conhecia nada dos produtos vendidos na época, mas aprendi com os próprios clientes”, afirma a empreendedora.

No início da década de 90, a Multicoisas iniciou a expansão por meio de franquias. Hoje, a marca é considerada a maior rede do segmento, com mais de 200 lojas em todas as regiões do Brasil. “O segredo do sucesso é fazer o que gosta e o que te faz feliz. É poder ajudar as pessoas dando oportunidades para o desenvolvimento profissional. É sermos o que somos, sem máscaras, sem inventar o que não somos”, declara Elza Martin.

Conheça histórias inspiradoras de algumas franqueadas da Multicoisas, que batalharam para transformar seus sonhos em negócios bem-sucedidos.

UM BRINDE ÀS MULHERES
“Sou carioca de corpo e alma. Adoro carnaval, praia, samba e cerveja. Sou casada, mãe de 3 filhas lindas e pequenas e que ainda precisam muito de mim. Sou formada em psicologia e trabalhei 10 anos em hospital psiquiátrico, onde aprendi a entender as pessoas e gostar muito delas e suas particularidades. As pessoas encantam a vida e deixam tudo mais bonito. Acredito nisso, de verdade. Quando comecei a trabalhar na Multicoisas tinha medo de perder esse contato com o íntimo delas. Mas no dia a dia da loja, é isso que me sustenta, encaro os clientes de frente, os escuto e procuro atendê-los da melhor forma possível. Com relação à minha equipe, me sinto próxima de todos. Eles estão comigo há muitos anos. A maioria desde a abertura da loja, outros há alguns anos mais. Vibramos juntos cada vitória e sofremos todas as derrotas. Meus números são abertos, meus objetivos são partilhados e tento fazer com que todos participem dos mesmos objetivos. Meu grande desafio é fazer a loja crescer, ser melhor do que já é. É sustentar o trabalho do dia a dia, de formiguinha, tentando maximizar meus lucros, sem cortar benefícios, sem preços agressivos. É crescer sem ultrapassar o simples. É promover a marca. É o próprio trabalho. Isso é uma delícia. Queria ter 10 lojas. Reconheço que por trás de cada venda, há pessoas envolvidas. São eles que movem a loja. Os produtos, qualquer loja tem. Mas atendimento, serviço e escuta, nem todos. Nosso diferencial é gente. Hoje e sempre. Isso aprendi há muitos anos. Aprendo todos os dias com a Multicoisas. Um brinde às mulheres. As mulheres que reconhecem em si e nos outros os valores que têm. Tim tim!”

Paula Zyngier, 43 anos, franqueada de 2 lojas no Rio de Janeiro: Leblon e Ipanema. Na rede Multicoisas há 8 anos.

 

 CORAGEM E BRILHO NOS OLHOS
“Por que alguém entra para a rede Multicoisas? Vou contar um pouquinho da minha história. Sou arquiteta e sempre gostei de ferragem. Frequentava por conveniência e sortimento de produtos uma ferragem que atendia mediante distribuição de fichas, atrás de balcão, não aceitava cartão de crédito e ainda fazia férias coletivas no mês de fevereiro (e acreditem, ainda faz!!!). Insatisfeita com a profissão e recém-formada em um mestrado de Administração, pensei em montar uma loja de ferragem e bricolagem. A ideia não evoluiu por causa da complexidade na gestão de estoque e múltiplos fornecedores. Navegando pela internet encontrei a Multicoisas. Bingo! Foi amor à primeira vista, era isso exatamente que eu queria: soluções e conveniência, apoiados em know how fornecido pela Franqueadora, suportado pela Rede Forte (diferencial competitivo). Em 2006, abrimos a primeira Multicoisas de Porto Alegre. Já nasceu no azul, o que nos fez pensar em abrir uma segunda loja. Somente em 2012, depois de muita espera, abrimos a segunda operação. Um franqueado experiente uma vez me disse que a segunda loja nunca é igual à primeira. Pois bem, a segunda loja não performou como a primeira. Depois de 6 anos de persistência e árduo trabalho, decidimos encerrar a operação ao término do contrato de locação. A ideia de fechar uma loja foi difícil de aceitar, parecia fracasso. Mas refleti muito e vi que na realidade era uma decisão corajosa. É preciso sempre se reinventar, manter e aprimorar o que dá retorno com prazer e brilho nos olhos e desapegar do que não traz resultado e felicidade, seja nos negócios, seja na vida pessoal.“

Virgínia Lopes, 54 anos, franqueada da loja Praia de Belas em Porto Alegre/RS. Na rede Multicoisas há 13 anos.

 

MUDE SEU OLHAR E AS COISAS MUDARÃO
“Trabalho duro desde cedo. Tomei gosto quando trabalhei em um período de Natal na Pakalolo, loja muito famosa em Brasília da década de 80. Ganhei uma boa grana e com ela pude realizar o meu desejo de passar o verão todinho na praia. Foram as férias dos meus sonhos! Acho que vem daí o gosto pelo trabalho e pelo o que ele pode nos proporcionar. Sou formada em Administração de Sistema de Informação e MBA em Marketing de Serviços pela ESPM. Antes de entrar na Multicoisas era do mercado de Telecom, onde trabalhei na área comercial, por quase 20 anos, desde a privatização em 1998. Mercado muito competitivo que me ensinou muito, de onde trago toda a minha bagagem. Mudar foi difícil, mas trouxe um novo gás e novas possibilidades e desafios se abriram. Eu e meu irmão, Fabiano, buscamos por um ano uma franquia para investir e escolhemos a Multicoisas pela seriedade, compromisso e força da marca. Começamos no início da crise, em março de 2015. Completamos 4 anos recentemente, operando com 2 lojas. Posso dizer que temos vencido os percalços do caminho e as dificuldades, com resultados muito bons considerando o complexo cenário atual que todos estamos vivendo. Fruto de muita dedicação, empenho e esforço em buscar aprimorar e aprender mais e mais a cada dia, sempre aberta às melhorias. Tem uma frase que gosto muito que diz: ‘Mude o modo que você olha para as coisas e as coisas que você olha mudarão’.”


Daniela Fortes, 47 anos, franqueada de 2 lojas em Brasília: 108 Sul e Sudoeste. Na rede Multicoisas há 4 anos.

  

FORÇA E FÉ

“Cheguei à Multicoisas através da minha cunhada, Isabel, que já era franqueada. Aquele desafio seria o maior de todos os que já tinha vivido profissionalmente. Com formação em Tecnologia em Processos Gerenciais e conhecimento em Gestão Pública, onde trabalhei 11 anos na área de Trânsito e Transporte Público, tudo era novo para mim. Naquela época, quando tomei a decisão de mudar, jamais imaginaria como aquela escolha estava correta e o quanto ela me faria feliz no futuro. Os desafios diários e do momento que estamos vivendo são muitos, mas meu desejo é que os novos desafios e as novas escolhas que estão por vir estejam corretos e tornem nosso negócio mais forte. Apesar das mulheres ainda serem minoria da Rede Multicoisas, nossa contribuição é preciosa, nosso olhar feminino e nossa força fazem a diferença. Fica aqui minha torcida para que tenhamos mais representatividade na administração da Rede. Se eu pudesse definir a minha trajetória em uma frase seria: que minha coragem seja maior que o meu medo, e que minha força seja tão grande quanto a minha fé.”

Mirela de Paula Bordini, 49 anos, franqueada da loja Ribeirão Shopping, no interior de São Paulo. Na rede Multicoisas há 6 anos.

 

 

CONQUISTA E REALIZAÇÃO
“Sou paulistana, nascida na véspera de Natal em uma família batalhadora. Meus pais trabalhavam em rádio, na época em que este trabalho não tinha o glamour e reconhecimento de hoje. Sempre amei estudar, passei a me dedicar aos estudos, pois sabia que teria a oportunidade de conquistar tudo o que sonhava. Para aqueles que acreditam em horóscopo, sou capricorniana, que é um signo reconhecido pela determinação e de pessoas que procuram sempre o sucesso pessoal e financeiro. Foram anos de muita dedicação, após concluir o segundo grau na escola pública, entrei na faculdade de Engenharia Eletrônica, aos 17 anos. Conquista que devo à minha mãe, que trabalhava em vários empregos para me manter no curso. Foi na faculdade que conheci o meu marido. Estamos casados há 29 anos e temos uma filha de 23. Nossa filha estudou na mesma universidade e se formou em Engenharia Eletrônica como eu, exatamente 30 anos após a nossa formação. Por muito tempo trabalhei em empresas de telecomunicações, onde me especializei em qualidade e processos. Fiz pós-graduação em administração de empresas e diversos cursos relacionados à área de qualidade. Após 20 anos atuando neste segmento, surgiu a oportunidade de empreender e montar minha primeira loja Multicoisas em sociedade com Fernando Mello, um grande amigo. Juntos, temos duas lojas e me sinto realizada. A minha atuação diária nas lojas me completa e me proporciona uma melhor qualidade de vida.”


Maria do Carmo Sabelli Fabbri, 52 anos, franqueada de duas lojas em São Paulo: Bairro Alto da Boa Vista e Jardim Sul. Na rede Multicoisas há 7 anos.


ADMIRAÇÃO PELOS VALORES E PRINCÍPIOS
“Nasci e cresci em Recife/PE, sou filha mais velha de pais divorciados e minha mãe sempre trabalhou muito para pagar todas as despesas da casa. Desde muito nova, eu me pegava no meio empreendedor. Na infância, morei numa casa que tinha vários pés de frutas, eu pegava as frutas para vender na frente da casa da minha avó. Sempre vendia tudo e ficava muito feliz. Aos 15 anos, houve a viagem mais esperada da escola: a despedida do período escolar para entrada na faculdade. Infelizmente minha mãe não pôde pagar e não me conformei em não poder ir. A situação me deu força para lutar e empreender. Na faculdade, optei pelo curso de Turismo e abri uma agência. Foi onde conheci meu esposo, Ricardo Maia. Ele foi o meu estagiário e nos tornarmos grandes amigos. Depois de 1 ano começamos a namorar. Passados 2 anos, engravidei do nosso primeiro filho, Ricardinho. Foi quando meu sogro chamou Ricardo para tomar conta da nossa primeira Multicoisas, no Shopping Tacaruna. Como Ricardinho era muito pequeno, eu ficava na agência e Ricardo na Multicoisas, mas eu sempre ajudava, principalmente em períodos festivos, onde o movimento era maior. Hoje, também sou mãe da Mariana e do Bernardo. Com o tempo, fui ficando cada vez mais presente na operação da loja com o prazer de fazer parte dessa família tão especial que é a Multicoisas. O mais importante, sem dúvidas, que tenho a dizer são os valores e princípios que fazem a marca ser ÚNICA! Minha admiração e respeito por todos que fazem parte dessa família é enorme. Me sinto honrada e muito feliz.“

Olga Karolina Garcia Maia, 38 anos, franqueada de 2 lojas no Pernambuco: Shopping Tacaruna e Shopping Guararapes. Na Multicoisas há 11 anos.

tags: #Dia internacional da mulher #empreendedoras #mulheres #Negócios compartilhe Facebook Twitter Google +
© Copyright 2018 - Multicoisas - Todos os direitos Reservados.