Mulheres de negócios: conheça histórias de quem trabalha nos bastidores da Multicoisas – Multicoisas

Empoderamento feminino, mudanças culturais e investimento maior em educação é o reflexo de cada vez mais mulheres ocuparem cargos de liderança em empresas, é o que apontam os estudos realizados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Esse levantamento ainda revela que até o ano de 2030, a participação feminina no mercado de trabalho brasileiro deve crescer mais que a masculina.

Na Multicoisas, elas já ocupam cargos de liderança das principais áreas da empresa e, juntas, representam 50% do número total de colaboradores da franqueadora. Os primeiros passos foram de uma mulher que hoje é inspiração para muitas: a fundadora, Elza Martin. Após trabalhar por muitos anos como bancária, a empreendedora resolveu enfrentar o desafio de atuar no varejo. Em conjunto com o seu esposo, Lindolfo Martin, construíram a Multicoisas. Hoje, são mais de 210 lojas em todas as regiões do Brasil.

Da esquerda para direita: Elza Martin, Natalia Martin Younes, Patricia Oyakawa,
Julia Chen Nabhan, Camila Bertholini, Angela Nazareth e Ligia Dias

 

Seguindo os passos da mãe, Natalia Martin Younes iniciou a carreira profissional na Multicasa, empresa do grupo, aos 13 anos. “Durante as férias escolares, ficava na empresa. Isso me preparou para o mundo dos negócios”, declara. Younes trabalhou em outras organizações e hoje é diretora de marketing na Multicoisas. “Minha história com a empresa vai muito além do profissional. Vivenciei a construção de um sonho que começou quando eu ainda estava na barriga da minha mãe, uma mulher que me inspira pela sua sabedoria e força. Apesar de parecer fácil, o estigma de ser ‘filha dos donos’ me faz querer provar o tempo todo que sou capaz e isso me motiva”, revela.

Responsável pela área de Recursos Humanos, Patricia Oyakawa está há 25 anos na companhia. “Cuido com muito orgulho do maior patrimônio que a empresa tem, que são as pessoas”, diz. Durante sua trajetória, Oyakawa viveu em paralelo grandes conquistas, como: formaturas, casamento, nascimento dos 2 filhos e o seu desenvolvimento profissional. “Grande parte do que sou e conquistei, devo à Multicoisas”, complementa.

Julia Chen Nabhan, diretora responsável pela equipe dos produtos que abastecem as lojas, tem ampla experiência no varejo. “Creio que o mercado não te ajuda, te desafia. Vivemos um momento de conflito e inversão de valores, ser firme nas convicções é muitas vezes se opor a maioria”, diz. Na Multicoisas, Nabhan foi a primeira mulher a assumir a diretoria dessa área. “É preciso olhar fora da caixa e entender que as mudanças do mercado estão num ritmo cada vez mais acelerado, e que os processos e padrões precisam ser ajustados à nova realidade”, declara.

Outro exemplo que representa a força da mulher no mercado de trabalho é o de Camila Bertholini, que iniciou sua carreira aos 17 anos, em um escritório de contabilidade, apenas pela experiência, sem remuneração. “Acredito que o crescimento profissional e pessoal estão entrelaçados”, afirma. Após muita dedicação, Bertholini gerencia hoje a área contábil e fiscal da empresa. “É preciso fazer o que gosta, aceitar novos desafios, ser autocrítica e não desistir na primeira dificuldade”, diz.

Apaixonada pela formação e treinamento de pessoas, Angela Nazareth lidera a Universidade Multicoisas. “O meu grande objetivo profissional é continuar apoiando as transformações do negócio e o zelo da essência da marca, viabilizando melhores experiências de ensino às lojas”, afirma. Em relação aos projetos pessoais, Nazareth pensa em se tornar uma empreendedora de sucesso, sempre conciliando com suas atribuições e o papel de esposa e mãe. “Me inspiro em outras mulheres que enfrentam a vida, cumprindo suas responsabilidades, muitas vezes, até sem apoio”, declara.

Envolvida com diversos projetos da empresa, desde quando a Rede tinha apenas 8 lojas, Ligia Dias hoje é responsável pela área jurídica da Multicoisas. “Uma das principais conquistas graças ao trabalho, foi a minha casa própria, além das formações acadêmicas. Sou muito grata”, expõe.

Além das mulheres já citadas, muitas outras ocupam posições importantes na empresa. O presidente e fundador declara toda a gratidão e reconhece a importância de tê-las na jornada da vida. “As mulheres fazem a diferença. Minha mãe, pela sabedoria; minha esposa e sócia, na firmeza das decisões difíceis; minha sogra, na serenidade das perdas; minha filha, na gestão do tempo entre família e trabalho; colaboradoras, pelos cargos importantes na Multicoisas; minhas irmãs e franqueadas, por toda a parceria e força. Ao longo de toda a minha vida pude concluir que todas tinham algo especial entre si, eram simplesmente mulheres”, finaliza Lindolfo Martin.

 

Edição: Taís Oliveira
Fotos: Edson Arruda
Artes: Denis Liguori e Willian Takashi
Colaboração: Priscila Previato

tags: #liderança #mulher #mulheres compartilhe Facebook Twitter Google +
© Copyright 2018 - Multicoisas - Todos os direitos Reservados.