Chegou a hora de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Agora é a vez deles! Neste mês, o mundo celebra a campanha de incentivo à saúde dos homens. Conhecida como Novembro Azul, a ação coloca em pauta um assunto muito importante: a conscientização do diagnóstico precoce do câncer de próstata, neoplasia caracterizada pelo crescimento da glândula prostática.

Em fase inicial, um dos principais sintomas do câncer é a dificuldade para urinar e o aumento da frequência urinária durante o dia ou a noite. Quando o quadro se agrava, pode haver dor nos ossos, sangue na urina, insuficiência renal, entre outras manifestações.

O tumor é mais comum em homens com idade acima de 50 anos e o Brasil registrou aumento dos casos nos últimos anos.

Os números falam por si. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), apenas neste ano estima-se, em média, 68 mil novos casos deste tipo de câncer. A alta taxa está associada ao diagnóstico tardio. E para não fazer parte da estatística é preciso tomar alguns cuidados.

Histórico familiar da doença é um ponto de atenção, mas, além disso, é necessário que os homens realizem consultas periódicas com o urologista e façam o tão temido exame anual do toque retal. O exame, quando aliado ao exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico – sigla em inglês), é muito eficaz.

Outro ponto que deve ser observado ao longo dos anos é a alimentação, pois uma dieta rica em gordura e pobre em frutas e vegetais predispõe sintomas do câncer.

Nós apoiamos a causa. Vista-se de azul e apoie também.  😀

tags: #novembro azul compartilhe Facebook Twitter Google +
© Copyright 2018 - Multicoisas - Todos os direitos Reservados.