Tutor de primeira viagem? Prepare a casa para receber o pet – Multicoisas

Pensando em adotar um amigo de quatro patas? Certamente um novo pet irá deixar o seu lar mais amoroso e divertido. Mas, além de se preparar emocionalmente, é essencial adaptar o ambiente que vai abrigar o novo morador. “A preparação da casa basicamente serve para evitar acidentes”, afirma Gislaine Matos, médica-veterinária da Dra. Mei, rede de clínicas veterinárias do Grupo Brasil Pet.

De acordo com a especialista no assunto, em caso de felinos, a primeira coisa que deve ser feita é adicionar telagens em janelas, pois isso evita quedas, fugas e doenças. Já para os cães, é importante avaliar o porte do animal de estimação. Para cães de pequeno até médio porte, é preciso tomar cuidado com a possibilidade de ingestão de corpos estranhos, então é bom verificar os objetos “soltos” pela casa. Aos cães de grande porte, é importante verificar o piso do local, pois o ideal são os pisos mais ásperos. Caso as superfícies da nova casa sejam mais lisas, a recomendação é cobrir com tapetes.

Outro assunto que causa dúvida ao adotar um novo amigo é como ensiná-lo a fazer as necessidades em locais corretos. “Para os cães filhotes, a dica é restringir alguns espaços. O animalzinho pequeno nunca vai entender que ele precisa sair do quarto para fazer xixi na lavanderia, por mais que o tutor coloque o tapete higiênico lá. Outras possibilidades são os produtos atrativos que induzem a circulação do cão em alguns espaços”, afirma a médica-veterinária. Em caso de gatos, instintivamente já vão à areia fazer as necessidades.

E quando o pet começa a soltar os pelos? É motivo para se preocupar? Muita calma nessa hora! De acordo com Gislaine Matos, a troca da pelagem do animal é uma necessidade fisiológica. “Os pelos têm as fases de nascimento, crescimento e morte. Todo animal peludo tem a troca sazonal, que são duas trocas por ano e acompanham as estações: do outono para o inverno e da primavera para o verão. Mas, caso o a queda de pelos esteja ultrapassando esse limite, é importante verificar com o veterinário a causa”, finaliza a médica-veterinária.

Gostou das dicas? Agora, a conheça os produtos que não podem faltar na sua casa:

Kit Escova Tira Pelos Fixel

Cesto Organizador Nitron

Espuma de Limpeza Tuff Stuff

Protetor de Tecidos Scotchgard 3M

 

tags: compartilhe Facebook Twitter Google +
© Copyright 2018 - Multicoisas - Todos os direitos Reservados.